Todos os direitos reservados a Elias Toledo.
Um pouco da história de seguro e do serviço de inspeção de seguros:
DNSPC - Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização

O Decreto nº 22.865, criado em 28 de junho de 1933, transferiu a "Inspetoria de Seguros", do Ministério da Fazenda para o Ministério do Trabalho, Industria e Comércio. No ano seguinte, através do Decreto 24.782, de 14 de julho de 1934, foi extinta a Inspetoria de Seguros e criado o Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização - DNSPC, também subordinada àquele Ministério.

IRB - Instituto de Resseguros do Brasil

O Decreto-lei nº 1.186 de 3 de abril de 1939, criou-se o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). As sociedades seguradoras ficaram obrigadas a ressegurar no IRB as responsabilidades que excedessem sua capacidade de retenção própria, que através da retrocessão, passou a compartilhar o risco com as sociedades seguradoras em operação no Brasil.

TSIB - Tarifa de Seguros Incêndio do Brasil

Aprovada em 1 de setembro de 1952, entrando em vigor em 1 de fevereiro de 1953, através das Portarias nº 3 e 4 do D.N.S.P.C., de 01/09/52 e 30/09/52, respectivamente.

Revogada em 2005, através da Circular 321 da SUSEP, por incompatibilidade com o Novo Código Civil, mas ainda utilizada como referência, até os dias de hoje.

SUSEP - Superintendência de Seguros Privados

O Decreto nº73, de 21 de novembro de 1966, regula todas as operações de seguros e resseguros e intitui o Sistema Nacional de Seguros privados, constituído pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP); Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Instituto de Resseguros do Brasil (IRB); sociedades autorizadas a operar em seguros privados; e corretores habilitados.

A SUSEP então substitui o DNSP, como sendo uma entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de Direito Público, com autonomia administrativa e financeira, jurisdicionada ao Ministério da Indústria e Comércio até 1979, quando passou a estar vinculada ao Ministério da Fazenda.
Clique aqui para outras dicas úteis:
55 (62) 4141-5591
9 9603-2160
“As barragens são obras geralmente associadas a um elevado potencial de risco devido à possibilidade de um eventual colapso, com conseqüências catastróficas para as estruturas das próprias barragens, ao meio ambiente, com destruição de fauna e flora, e, principalmente, pela perda de vidas humanas.”, apud MSIB, 2002.
Portal
Institucional
Professor
Informativos
Contatos Webmail Intranet
Brasil, Goiânia/GO
Contate-nos pelo WhatsApp Business
Desenvolvido por Elias Toledo
Informações importantes: *Todas as imagens/fotos neste site são de serviços já realizados, ao longo de mais de 28 anos, que somam mais de 8.000 trabalhos.
Brazil: Nova Veneza/GO e Goiânia/GO